Receitas de Família – Gripes e Resfriados

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

Quem já não ouviu da avó ou mãe aquela “receitinha” para curar um resfriado, ou dor de cabeça? Pois é, esta cada vez mais sendo comprovada pela ciência a sua eficácia, é a volta por cima dos remédios naturais.

Não importa a evolução que a medicina e a farmácia apresentem, mesmo com seus medicamentos “milagrosos” ultramodernos sempre vão competir com a tradição do uso de plantas medicinais na forma de chás. Em cada 100 famílias no mundo, cerca de 80 recorrem às plantas medicinais in natura ou processadas para amenizar e aplacar sintomas, segundo registros da Organização Mundial da Saúde.
No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) já adota a fitoterapia que se baseia na utilização de ervas transformada pela indústria.

Atualmente, os medicamentos fitoterápicos - obtidos com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais – tiveram um crescimento em torno de 20%, segundo a Associação Brasileira de Indústria Farmacêutica, devido ao desejo de se encontrar uma alternativa aos medicamentos sintéticos por um preço menor e com a comprovação da eficácia.

A ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) vem estudando uma flexibilização na legislação dos fitoterápicos com a inclusão de uma nova categoria com os chamados “produtos tradicionais”. Nesse grupo, a agência concederá registro a produtos que ainda não tenham estudos clínicos confirmando a eficácia e a segurança, mas que já sejam consagrados pelo uso popular.

Vamos voltar no tempo e aproveitar os benefícios dos remédios que nossos avós utilizavam.

 

Para combater a Gripe nada como um bom chá.

CHA A receita é simples: junte 1 xícara de água, 1 dente de alho bem amassado, 1 pedaço de gengibre do tamanho de um dedo polegar, sem casca, cortado em rodelas, e 1 pedaço de casca de canela também do tamanho de um polegar. Ferva tudo por cinco minutos e coe. Ao servir, adicione uma colher(sobremesa) de mel (de preferência de eucalipto). O mel não deve ser aquecido,pois perde seus efeitos terapêuticos.

ALERTA: Não tomar nenhum outro medicamento 1 hora antes ou depois de tomar o chá.

 

alhoO alho, desde os primórdios de nossa civilização, vem sendo usado pelo homem tanto para uso culinário quanto para fim terapêutico. Apresenta ações; expectorante, anti-séptico, analgésico, antiinflamatório, antibacteriano, hipotensor, vermífugo, hipoglicemiante, febrífugo, anti-agregante plaquetário, antioxidante e hipocolesterolemiante.

gengibreO gengibre possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidante, antifúngica, analgésica. As propriedades terapêuticas do gengibre são resultado da ação de várias substâncias (citral, borneol, zingerona, entre outras).  Desde a antigüidade o gengibre é um dos métodos mais populares de combater dores, por ser um ingrediente barato e saudável. Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca. Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.

CanelaA Canela tem propriedades digestiva, redutora de gases intestinais, antiespasmódico, anti-séptica, antibacteriana. Ainda não há comprovação científica de seus usos, mas algumas farmacopeias e sistemas de medicina tradicionais indicam a canela para tratar da falta de apetite,perturbações digestivas com cólicas leves, gases e sensação de plenitude gástrica.O óleo essencial extraído da canela tem potencial antimicrobiano significativo,já que se mostra efetivo na inibição do crescimento bacteriano, fato que pode estar relacionado com a presença do cinamaldeído em elevada concentração. Atualmente, os estudos demonstram a possibilidade de utilizar a canela na conservação de alimentos por possuir tal propriedade.

melDiversas propriedades medicinais como antibacteriana, antifúngica, cicatrizante e antioxidante. são popularmente relatadas ao mel. Os cientistas do Colégio de Medicina da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos realizaram pesquisa em crianças com tosse; uma parte delas foi medicada com mel, enquanto a outra parte foi medicada com dextrometorfano. O estudo determinou que o uso do mel no tratamento contra a tosse era mais efetivo do que o uso do dextrometorfano. A explicação é que as crianças geralmente adoecem por causa que vírus inflama a parede da faringe, o mel adere-se ao tecido inflamado, proporcionando uma proteção que consegue diminuir a tosse e a dor de garganta.

 

Convém dar um alerta a todos, que eles (os Chás) devem ser administrados com bom senso – e, se o mal-estar persistir ou se agravar, é preciso procurar um médico para avaliar as causas e indicar outro tratamento.

Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para podermos melhorar as publicações

Este Blog tem a intenção de informar e educar a população em geral e aos profissionais de saúde conhecimento sobre a profissão farmacêutica e sobre medicamentos. As informações contidas neste Blog não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, as orientações dadas pelo profissional da área médica. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. Não tome nenhum medicamento sem orientação médica ou farmacêutica, pode ser perigoso para sua saúde. Na farmácia só o FARMACÊUTICO pode lhe oferecer informações seguras sobre os medicamentos.