Ao ser deglutido (engolido), a forma farmacêutica sólida para uso Oral percorre o esôfago, que é formado por tecido muscular revestido internamente por uma mucosa e apresenta movimentos peristálticos com aproximadamente 30 cm. Se a forma farmacêutica solida apresentar dificuldades para percorrer o esôfago pode acabar ficando aderido à mucosa e produzir reações variadas como queimação, formação de úlceras ou mesmo estreitamento do esôfago.
A esofagite induzida por drogas vem sendo descrita há muitos anos e hoje se conhece várias substâncias com potencial de causar dano à essa mucosa que surge durante o primeiro mês de uso continuo de um determinado medicamento.
Comprimidos de tetraciclina, vitamina C e sulfato ferroso quando em contato com a mucosa do esôfago produzem soluções ácidas, com intensidade semelhante a do estômago, como o esôfago não é resistente a soluções ácidas, ocorrem queimaduras na mucosa. Comprimidos de alendronato de sódio e fenitoína, quando em contato com a mucosa do esôfago, formam soluções básicas, também, não suportadas pela musoca esofágica. Teofilina, doxiciclina, alprenolol e antiinflamatórios não esteroides são medicamentos que também irritam a mucosa desse canal, mas de maneira distinta, eles podem provocar o refluxo do líquido estomacal até o esôfago ou se dissolver e aumentar a concentração da substância ativa na região das células da mucosa esofágica atacando-as de modo tóxico. Também é valido, para cápsulas que contenham essas substâncias, porque do mesmo modo que os comprimidos, elas podem ficar aderidas no esôfago e provocar a esofagite.
Para fazer com que o medicamento atinja nosso estômago e passe por todo o trato digestivo é necessário, pelo menos, 200 mL de líquido. Isso facilita a deglutição, fazendo com que a forma farmacêutica solida deslize facilmente até o início do estômago e facilitando a sua absorção.
A melhor opção é tomar medicamentos com ÁGUA, porque ela não é complexa do ponto de vista de componentes, não interage diretamente com o medicamento e não leva à produção de substâncias digestivas pelo organismo.
A água também facilita a dissolução do medicamento diminuindo irritações ao estômago e contribuindo para sua absorção.
Na hora de tomar medicamentos por via Oral pacientes precisam, necessariamente, manter-se com o pescoço e tronco eretos, mas isso não significa que eles precisam ficar de pé.
Sentados, mantendo o tronco e pescoço na posição vertical já é suficiente. Eles precisam permanecer nessa posição durante 20 a 30 minutos, ou seja, eles não podem se deitar logo após tomarem seus comprimidos.
Pacientes totalmente acamados que estão em repouso absoluto ou já apresentam alguma lesão no esôfago devem evitar tomar essas formas farmacêuticas e utilizar outras vias sobre a orientação médica.