Atendentes de farmácia influenciam decisão de compra de medicamentos

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

 

Na hora de buscar informações sobre problemas de saúde, a maioria dos brasileiros procura um médico, mas muitos ainda buscam orientação informal. Pesquisa do IBOPE Inteligência sobre a informalidade na compra de medicamentos prescritos, encomendada pela Interfarma, mostra que apesar de 87% procurarem o médico ou posto de saúde/hospital quando sentem algum sintoma, outros 17% também consultam familiares e um em cada dez procura o balconista na farmácia.
As farmácias/drogarias são os locais onde 99% declararam já ter comprado medicamentos. Porém, 6% revelam que já compraram em camelôs ou barracas de rua, percentual que sobe para 18% na região Norte.
                              image

O estudo aponta que 18% já compraram remédio sem receita e quase um quinto já comprou medicamento tarjado sem ir ao médico. Dos que compraram sem receita, 72% informaram os sintomas ao atendente.
No caso dos que compraram com receita, em 37% dos casos o farmacêutico recomendou espontaneamente medicamento diferente do prescrito. Na maioria dos casos (90%), o atendente ofereceu um genérico e oito em cada dez consumidores aceitaram a sugestão. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Fonte:

image

Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para podermos melhorar as publicações

Este Blog tem a intenção de informar e educar a população em geral e aos profissionais de saúde conhecimento sobre a profissão farmacêutica e sobre medicamentos. As informações contidas neste Blog não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, as orientações dadas pelo profissional da área médica. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. Não tome nenhum medicamento sem orientação médica ou farmacêutica, pode ser perigoso para sua saúde. Na farmácia só o FARMACÊUTICO pode lhe oferecer informações seguras sobre os medicamentos.