Momentos da Qualidade – O Problema não é MEU!

Fazer o que a empresa ou o chefe pedem é relativamente fácil, qualquer um pode fazê-lo, desde que tenha a qualificação necessária.
A diferença está no que pode fazer a mais. Não que o mercado não procure os profissionais operacionais, estes são muito demandados, mas os proativos são os que geralmente conseguem dar voos mais altos.

Os profissionais que vivem de braços cruzados, não oferecem ajuda aos colegas, não pensam diferente, não procuram inovar e ficam somente no feijão com arroz de sempre estão com os dias contados.
Descruze os braços, arregace as mangas. Se conseguiu fazer seu trabalho todo num curto espaço de tempo, parabéns! Mas o que mais você pode fazer? Será que ninguém precisa de sua ajuda? Será que não é hora de sugerir algo novo? Por fim, deixe de lado a preguiça.


A proatividade é o caminho para a excelência. Ser proativo é antecipar soluções, mostrar alternativas de como algo poderia ser feito melhor. Pessoas proativas são mais eficazes, destacam-se com mais facilidade e tornam-se mais aptas a exercer novas funções, novas atribuições e, conseqüentemente, ter êxito – na vida pessoal e profissional.
Ser Proativo é sinônimo de ter iniciativa, de superar as expectativas iniciais. O profissional proativo é aquele que se antecipa às situações. Ele tem conhecimentos sobre sua área de atuação, sabe como seus colegas trabalham e aproveita para adquirir experiências com eles, mesmo não tendo muito tempo. Ou seja, o proativo tenta, em todas as situações, adquirir o máximo de conhecimentos (muitas vezes inconscientemente), o que lhe permite antecipar-se aos fatos.  O profissional proativo é aquele que gosta de sair da rotina e que sempre oferece alternativas, soluções e uma visão positiva.
Sugestões para desenvolver  a habilidade de ser proativo:
  1. Observe 
    • você poderá aprender muitas coisas novas e agir de forma mais eficaz se parar algum tempo por dia para observar e refletir sobre o que faz e pensa - seja consultor de si próprio!
  2. Escreva suas idéias e pensamentos
    • mesmo que, aparentemente, sejam absurdos. Aos poucos, você aprenderá ordenar seus conhecimentos e observações para aplicações práticas.
  3. Não aja de imediato
    • Ao perceber mudanças ocorrendo, não faça a primeira coisa que lhe vem à mente. Reflita. Pergunte. Consulte. Pesquise na internet. Leia. Aprenda. Depois, pratique.
  4. Deixe de elogiar-se
    • É bom perguntar aos outros o que eles pensam de você - nem sempre eles estarão corretos, mas muitas críticas podem ter alguma base - que tal mudar de atitude?
  5. Pare de pensar como todo mundo
    • Você votou naquele candidato porque a pesquisa de opinião pública o levou a isto? Lamento, você está errado. Não pense igual, pense independentemente! Saia do "mesmismo".
  6. Arrisque-se a mudar
    • O que aconteceria se você mudasse (para melhor)? Então, motive-se e comece agir (mas faça-o com consciência e cautela).
  7. Veja um problema de vários ângulos
    • Será que o homem veio mesmo do macaco? Alguém pensa diferente? Porquê? Não acredite em tudo o que a ciência, a religião, os filósofos e ideólogos despejam na mídia! Pesquise e comece a ter idéias próprias!
  8. Participe de uma causa social
    • Você enxergará os problemas humanos de outro ângulo - verá que seus problemas são minúsculos, diante da imensidão das necessidades não supridas!
  9. Escolha amigos que lhe digam a verdade 
    • Eu detesto bajuladores. Fujo deles. Meus melhores amigos são os corajosos - aqueles que tem a coragem de dizer que estou errado, e porquê. São estes que eu valorizo e prefiro.
  10. Saiba que você vai errar ao longo do caminho.
    • Não se estresse, o importante é entender o que foi feito de errado, aprender com o erro e não fazer de novo.

Vale a pena ver Também
Acompanhe esta sábia estória: Luiz era funcionário de uma empresa há quatro anos. Naquele dia, ele estava muito chateado e resolvera ter uma conversa com o proprietário.
Ao se encaminhar até à sala onde ocorreria a conversa, ele ficou se questionando porque estava sendo tão injustiçado. Quanto mais ele pensava, mais certeza tinha que precisava tirar isso a limpo.
Aproximou-se do dono da empresa e foi logo falando: “ – Estou chateado! Convivo com vocês há quatro anos e nunca pedi nada. Fiquei sabendo que o Hudson, que chegou há apenas seis meses, já entrou ganhando igual a mim. E o mais grave: tem um boato de que ele recebeu aumento de salário! Quero saber como fica a minha situação, já que estou na empresa há mais tempo.”
O proprietário concorda que Luiz tem o direito de ficar chateado e apenas lhe pede um favor: “- Gostaria que você fosse até o supermercado da esquina e verifique se tem abacaxi, pois deverei realizar um encontro, ainda hoje, com todos os funcionários e quero servir frutas no lanche.”
Luiz ficou sem entender nada, mas foi até o supermercado, conforme lhe fora solicitado. Retornou e informou que havia bastante abacaxi.
O patrão chama Hudson e lhe faz a mesma solicitação pedida a Luiz. Determina, ainda, que Luiz permaneça na sala, até que Hudson retorne.
Ao retornar, Hudson informa: “- Tem abacaxi, mas eles não estão muito bons, pois estão verdes e pequenos.
No entanto, as melancias, melões e tangerinas estão excelentes; as bananas, maçãs e uvas estão com ótimos preços, além de estarem maduras, o que seria ótimo para a festa.”
Nesse momento, o patrão olha para Luiz e exclama: “- Esta é uma das razões porque o Hudson está em melhor situação salarial que você! Ele poderia ter retornado com uma resposta simples, mas foi mais além, trouxe outras possibilidades e me deu alternativas de escolha.
Referencias/Fontes:
Seja Proativo
Continue a leitura

O que devo saber antes de uma entrevista de emprego

 
Lembre-se que você é o foco portanto, será a sua personalidade, que o entrevistador irá observar: tudo o que você disser e fazer, será mensurado.
Fique atento aos 5 erros mais comuns e tenha sucesso na sua entrevista:
1. Chegar Atrasado na Sua Entrevista de Emprego
Chegar atrasado na sua entrevista de emprego é o erro mais grave que pode ser cometido para a maioria dos entrevistadores e especialistas em seleção. Uma das principais características observadas na entrevista de emprego são com certeza a seriedade e profissionalismo. Chegando atrasado na sua entrevista de emprego você demonstra ( antes de começar a falar ) justamente falta de seriedade e falta de profissionalismo.
Procure conhecer o local onde você vai realizar sua entrevista, se possível, visite pessoalmente alguns dias antes. Táxi, metrô, ônibus, trem, planeje previamente a melhor rota, evite as famosas surpresas de última hora. Outra dica simples é sair de casa adiantado, melhor ficar esperando e garantir o horário do que chegar atrasado e ter que vir com alguma desculpa esfarrapado para o seu entrevistador. Aliás, não são todos entrevistadores e empresas que aceitam candidatos chegando atrasados para a entrevista, a maioria simplesmente cancela a entrevista dos atrasados e passa as pessoas já presentes na frente.
2. Roupas Inadequadas para o Ambiente da Empresa
É um erro comum e que embora não pareça muito sério, pode derrubar um bom candidato. Não estamos afirmando que as empresas exigem que você vista ternos ou roupas caras, mas elas exigem sim, que o vestuário esteja adequado. O ideal é usar sempre roupas sociais sóbrias ( esporte fino ).
Em geral, os entrevistadores não vão repreender um candidato por usar roupas inadequadas, mas esse detalhe vai ser anotado e usado como critério de reprovação. Obviamente o principal fator de um candidato deve ser seu conteúdo e conhecimento, mas uma boa apresentação e uma boa presença, são fundamentais.
3. Inventar ou Mentir Atributos Profissionais na Entrevista de Emprego
Também uma tática utilizada por muitos candidatos e que nunca dá certo. Mesmo que durante o currículo você consiga dissimular e colocar habilidades “extras” na hora da entrevista de emprego sustentar tais mentiras pode ser inviável. A empresa precisa de inglês avançado e você só tem o básico, diga a verdade. Se realmente precisaram de inglês avançado, procure outra vaga, procure outra empresa.
Se você conseguir passar pela entrevista é ainda pior, imagine estar contratato e depois a empresa descobrir que você na verdade não tinha os atributos necessários, pode resultar em demissão. Quanto mais tempo a mentira permanecer, mais energia será necessária para mantê-la e pior será a repercussão quando ela acabar.
4. Atitude Passional em Relação ao(s) Emprego(s) Anterior(es)
Um teste muito comum feito pelos avaliadores durante a entrevista de emprego, é pedir para você falar ou descrever o seu antigo emprego, neste momento é uma excelente hora para ele avaliar a sua maturidade. Evite falar mau de seu antigo chefe, falar mau de seu antigo emprego, mesmo que você realmente tenha motivo para isso, supere, essa atitude é extremamente imatura.
Quando lhe for preguntado sobre o emprego anterior durante a entrevista, seja profissional, seja direto, dê uma opinião técnica. Se lhe for perguntado durante a entrevista de emprego o motivo pelo qual você saiu do emprego anterior, diga que está buscando uma melhor oportunidade, diga que procura um emprego melhor e com mais perspectiva, em geral, este é realmente o motivo pelo qual a maioria das pessoas muda de emprego.
5. Falta de Eloquência, Linguagem de Baixo Nível e Humor Desnecessário na Entrevista de Emprego
Entrevista de emprego, antes de tudo é um momento de seriedade, é um teste onde você deve fazer o seu melhor. Seja formal, seja educado, evite usar gírias e expressões chulas, procure articular bem as suas frases, jamais tente usar a velha tática de “falar, falar e não dizer nada” o entrevistador é treinado para identifica-la.
Outro recurso que deve ser evitado é o humor, não tente socializar ou “descontrair o ambiente”, pode ser que o entrevistador não veja graça no seu humor e você crie uma situação constrangedora desnecessária.
Perguntas e respostas comum em entrevista
Leia as perguntas listadas típicas da entrevista e pense sobre como você iria respondê-las, nelas você vai encontrar algumas sugestões de estratégia.

  1. Conte-me sobre Você:A questão mais frequentemente em entrevistas. Você precisa ter uma  declaração curta preparada em sua mente. Tenha cuidado para que não soar ensaiada. Limitá-la a itens relacionados ao trabalho, salvo indicação em contrário. Conversar sobre coisas que você tem feito e tem realizado que se relacionam com a posição que você está almejando.
  2. Por que você deixou seu último emprego?
    Permaneça positivo, independentemente das circunstâncias. Nunca se referir a um grande problema de gestão e nunca falar mal de supervisores, colegas de trabalho
    ou da organização. Se o fizer, será um ponto negativo. Manter-se calmo ao explanar o motivo e dar um sentido possitivo, como uma chance de novas oportunidades de desenvolvimento pessoal.
  3. Que experiência você tem neste campo?
    Falar das competências e habilidades especificas que se relacionam com a posição que você está se candidatando. Se você não tem experiência comentar sobre as competências que possui.
  4. Você se considera bem sucedido?
    Você deve sempre responder "sim" e explicar brevemente o porquê. Uma boa explicação é que você já tem definido as metas que deseja atingir e tem traçado planos para atinja-las.
  5. O que os colegas dizem sobre você?
    Esteja preparado com uma ou duas citação de colegas de trabalho. Um exemplo que funciona: Um colega de trabalho da ultima empresa que trabalhei disse que eu era uma pessoa facil de conviver e dedicado ao trabalho.
  6. O que você sabe sobre esta organização?
    Antes da entrevista faça um pesquisa sobre a organização, conheca a sua missão e sua história, quais os problemas atuais e quem são os atores principais.
  7. O que você tem feito para melhorar o seu conhecimento no ano passado?
    Tente incluir atividades de melhoria que se relacionam com o trabalho. Cursos de auto-aperfeiçoamento, estágios, tenha sempre em mãos certificados e cartas de referencia.
  8. Você está procurando outros empregos?
    Seja honesto, mas não gastar muito tempo nesta área. Manter o foco sobre este trabalho e o que você pode fazer por esta organização. Qualquer outra coisa é uma distração.
  9. Por que você quer trabalhar para esta organização?
    A resposta deve estar na pesquisa que você fez sobre a organização. A sinceridade é extremamente importante aqui e vai ser facilmente percebido. Relacioná-la com o seu objetivos de carreira de logo prazo.
  10. Você conhece alguém que trabalha para nós?
    Estar ciente da política da empresa para familiares que trabalham para a organização. Dependendo  da política pode afetar a sua resposta.
  11. Que tipo de salário você precisa?
    Esta é uma pergunta delicada. Faça uma pesquisa de mercado de quanto é o salário médio na região que deseja trabalhar, para a função pretendida e escolha uma faixa salarial ampla. Não responder de imediato, perguntar qual é o salário que a empresa pratica, na maioria dos casos, o entrevistador lhe informarar, caso negativo dê uma faixa ampla.
  12. Você é um jogador da equipe? Você sabe trabalhar em equipe?
    Está, evidentemente, um jogador da equipe. Certifique-se de ter exemplos prontos e específicos que demonstrem trabalho em equipe. Não se gabar, apenas relatar fatos de trabalho em equipe. Este é um ponto chave.
  13. Quanto tempo você espera trabalhar para nós, se contratado?
    Não especificar prazos, comentar que seja um bom tempo, ou pelo tempo que a empresa estiver satisfeito com as funções que desempenha.
  14. Alguma vez você já teve algum problema de relacionamento no trabalho? Como você se sente sobre isso?
    Isto é sério. Demonstre as suas habilidade de resolver problemas inter-pessoais, e lembre-se de sempre protejer a  organização.
  15. Qual é a sua filosofia em relação ao trabalho?
    Não falar muito e não florear. Demonstrar um forte interesse no trabalho e na organização. A resposta deve ser curta e positiva, demonstrando benefícios para a organização.
  16. Se você tivesse dinheiro suficiente para se aposentar agora, você iria?
    Depende da sua idade. Responda Sim, mas já que você precisa para trabalhar, este é o tipo de trabalho que você prefere. Responda Não, se você não desejar isso.
  17. Você já foi convidado a sair de uma posição?
    Se não, dizer que não. Se você tiver, seja honesto, de respostas breves e evitar dizer coisas negativas sobre as pessoas ou organizações envolvidas.
  18. Explique como você seria um trunfo para esta organização.
    Você deve estar ansioso para esta pergunta! Aqui você tem a chance de destacar os seus melhores pontos e como eles se relacionam com a posição pretendida.
  19. Por que devemos contratar você?
    Não fazer comparações com os outros candidatos. Apontar os pontos que satisfaçam as necessidades da organização.
  20. Conte-me sobre uma sugestão que você já fez.
    Tenha uma boa sugestão pronta, que foi aceita e considerada bem sucedida, relacionada ao trabalho anterior..
  21. O que te irrita nos colegas de trabalho?
    Esta  pergunta é uma armadilha. Pense e reflita, mas não chegue a nenhuma conclusão. Comente sobre sua habilidade de lidar com conflitos.
  22. Qual é a sua maior força? Quais seus pontos positivos?
    Várias respostas são boas. Explique sobre sua capacidade de solucionar problemas, sua capacidade de trabalhar sob pressão, de concentrar-se em projetos,sua experiência profissional, suas habilidades de liderança, a sua atitude positiva.
  23. Diga-me sobre o seu trabalho de sonho. O que você está procurando um emprego?
    Fique longe de um trabalho específico. Você não pode vencer. O melhor é falar genericamente como: um emprego onde eu amo o trabalhar, com pessoas que podem contribuir com seu crescimento pessoal e não pode esperar para começar a trabalhar.
  24. Por que você acha que faria bem a este trabalho?
    Dê várias razões, e incluir as habilidades, experiências e interesse.
  25. Com que tipo de pessoa se recusa trabalhar?
    Não seja trivial. Deslealdade para com a organização, violência ou ilegalidades.
  26. O que é mais importante para você: o dinheiro ou o trabalho?
    O dinheiro é sempre importante, mas o trabalho é o mais importante.
  27. Qual seria o seu ponto mais forte que o seu supervisor anterior já relatou?
    Existem inúmeras boas possibilidades: Lealdade, a energia, atitude positiva, liderança, trabalho em equipe, Perícia, Iniciativa, paciência, criatividade em resolver problemas.
  28. Conte-me sobre um problema que você teve com um supervisor
    Maior armadilha de todos. Este é um teste para ver se você vai falar mal de seu chefe. Permaneça positivo e desenvolva uma uma conversa rápida sobre qualquer problema com um supervisor.
  29. Conte-me sobre a sua capacidade de trabalhar sob pressão.
    Você pode dizer que você prospera sob certos tipos de pressão. Dê um por exemplo, que diz respeito ao tipo de posição pedida.
  30. O que motiva você a fazer melhor o seu trabalho?
    Esta é uma característica pessoal que só você pode dizer, mas os bons exemplos são: Desafios, Realização, Reconhecimento.
  31. Você está disposto a trabalhar horas extras? Noites? Fins de semana?
    Seja totalmente honesto.
  32. O senhor estaria disposto a mudar de cidade se for necessário?
    Deve ser claro sobre isso com sua família antes da entrevista.Não diga sim apenas para começar o trabalho se a verdadeira resposta é não. Isto pode criar uma série de problemas mais tarde na sua carreira. Ser honesto neste momento é o melhor.
  33. Você está disposto a colocar os interesses da organização à frente do seu próprio?
    Esta é uma questão de lealdade e dedicação. Não se preocupe com as  implicações éticas e filosóficas. Basta dizer que sim.
  34. Você tem pontos cegos(deficiencias, pontos ruins)?Pergunta capciosa. Se você souber sobre os pontos cegos, eles já não são cegos, são manchas. Não os revele. Deixe-os fazer sua própria descoberta de seus pontos ruins. Não entregue a eles.
  35. Que qualidades você procura em um patrão?
    Seja genérico e positivista. Qualidades como homestidade, criatividade, confiança, humildade, fiel a seus subordinados e detentor de elevados padrões éticos. Todos patrões pensam que têm essas características.
  36. Conte-me sobre um tempo em que você ajudou a resolver um litígio entre outros.
    Escolha um incidente específico. Concentre-se em sua solução técnica do problema.
  37. Que posição você prefere em uma equipe trabalhando em um projeto?
    Seja honesto. Se você estiver confortável em papéis diferentes, ponto para desenvolver suas tarefas.
  38. Descreva sua ética de trabalho.
     Enfatizar os benefícios para a organização. Coisas como, a determinação para começar o trabalho e trabalhar duro, mas deixando claro que o trabalho é laborioso (bom).
  39. Qual foi sua maior decepção profissional?
    Tenha certeza que você se refere a algo que estava além de seu controle. Mostrar aceitação e sem sentimentos negativos.
  40. Você tem alguma pergunta para mim?
    Sempre tenha algumas perguntas preparadas. Perguntas onde você irá ser um trunfo para a organização para a organização são boas. Como posso ser produtivo? Que tipos de projetos vou poder ajudar? são exemplos.
  41. Como você propõe para compensar sua falta de experiência?
    Primeiro, se você tem a experiência que o entrevistador não sabe, comentar sobre elas. Se ainda não possua experiência deve valorizar o seu currículo através de cursos de qualificação. É importante você investir em qualificação profissional e agregar valor ao seu currículo, fazendo cursos que têm relação com a área em que você pretende atuar.

O conteúdo desta postagem foi adaptado da Desenvolva Consultoria image
Continue a leitura

Erros e Acertos no trabalho

Desde cedo, somos programados para achar que errar é ruim. Essa crença impede que as organizações aprenda com os tombos levados. Veja os erros mais comum no trabalho.

image_thumb[3]

Continue a leitura
Este Blog tem a intenção de informar e educar a população em geral e aos profissionais de saúde conhecimento sobre a profissão farmacêutica e sobre medicamentos. As informações contidas neste Blog não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, as orientações dadas pelo profissional da área médica. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. Não tome nenhum medicamento sem orientação médica ou farmacêutica, pode ser perigoso para sua saúde. Na farmácia só o FARMACÊUTICO pode lhe oferecer informações seguras sobre os medicamentos.